segunda-feira, 27 de junho de 2011

Emoção e Muita Adrenalina

Já se foi o tempo em que era fácil reconhecer e distinguir os diversos tipos de esportes existentes. Com a forte tendência de aproximação do homem com a natureza e a busca por novas emoções para fugir da monotonia do dia a dia, em meados dos anos 80, fizeram surgir no Brasil novas práticas esportivas conhecidas hoje como Esportes Radicais, ou de Aventura.

Essas novas e importantes modalidades vêm ganhando mais e mais adeptos todos os anos, não só aqui como em todo o Mundo. Os praticantes acreditam que com alguma dessas atividades é possível exercitar o corpo ao mesmo tempo em que se contemplam os aspectos da natureza como rios, montanhas, penhascos, mares ou cachoeiras.

O único pré-requisito para se iniciar no mundo dos Esportes Radicais é ter espírito aventureiro e um pouquinho de coragem, afinal, nem todo mundo é capaz de fazer trilhas em florestas fechadas, descer de quedas d’água gigantescas, praticar alpinismo em pedras do tamanho de um edifício. Como qualquer atividade física, é recomendado somente que se comece aos poucos, respeitando suas limitações. Vale lembrar que não é fazendo maluquices que se pratica os Esportes de Aventura. Esporte é saúde e para radicalizar não é preciso se quebrar.

Todo atleta praticante, profissional ou não, sempre respeita as regras e normas de segurança em suas atividades, além de usar equipamentos adequados, analisar as condições ambientais como o tempo e a intensidade dos ventos. O mais indicado e seguro continua sendo procurar um profissional especializado no esporte que se quer praticar e seguir suas orientações para que tudo saia com total segurança. É por esse motivo que a Empresa Brasileira de Turismo – Embratur, caracteriza os Esportes de Aventura como sendo o “segmento do mercado turístico que promove a prática de atividade de aventura e esporte recreacional ao ar livre, que envolve emoções e riscos controlados, exigendo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural”.

Todas essas preocupações com a segurança transformam os Esportes Radicais em atividades que podem ser praticadas por homens e mulheres de quaisquer idades, em grupos ou individualmente, sem nenhum risco. A intenção maior é testar a resistência física e mental dos praticantes em atividades ora competitivas, ora não.

É fazendo um convite para que todos entrem em forma, com uma boa dose de adrenalina que o BrasilViagem traz esse roteiro com opções de Esportes Radicais que podem ser praticados tanto na terra, no ar ou no mar. E para os interessados, existem muitas opções de pacotes turísticos com esse foco que podem ser solicitados on line, na seção Vitrine do portal. Tudo no maior conforto para que toda a energia seja gasta somente na hora de praticar estas atividades repletas de aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário