quinta-feira, 30 de junho de 2011

Iniciando no Ciclismo


Iniciar-se na prática do ciclismo é muito simples, basta ter uma bicicleta e um pouco de curiosidade. No entanto, o número de acidentes envolvendo ciclistas nos grandes centros urbanos tem aumentado significativamente e é hoje grande motivo de preocupação. É verdade que o trânsito nas cidades é caótico e extremamente violento e em Natal isso não é diferente. Mas existe também muita falta de informação aos iniciantes.
Acrescente-se a isso a mais completa ausência de faixas exclusivas e de leis que regulamentem efetivamente a condução de bicicletas como veículos e que tornem claro não só os direitos do ciclista, mas também seus deveres e responsabilidades no trânsito. Muitos acidentes também são causados pela imprudência de motoristas e ciclistas e, principalmente, pela  falta de uso do equipamento de segurança  por parte dos ciclistas. 
Nesse sentido, os "grupos de bicicleta" organizados têm se mostrado um caminho bastante promissor, conscientizando os ciclistas de seus deveres e responsabilidades para iniciar-se na modalidade. Em Natal, podemos destacar três grupos que têm trabalhado com bastante sucesso. Os grupos da  Bike Aventura, da Rapanui Bike Store e da Terral Esporte e Aventura.
Bike Aventura tem passeios noturnos toda quarta-feira com saída às 20 horas em frente à loja (percurso em asfalto) e trilhas agendadas aos sábados, com um grupo de aproximadamente seis ciclistas.
Rapanui tem passeios também às quartas-feiras às 19:30 horas com saída  em frente à loja (percurso em asfalto) e aos sábados com saídas às 7:30 do posto Texaco da Rota do Sol.
Já a Terral Esporte e Aventura tem passeio toda última quinta-feira do mês, com saída da loja às 20 horas, com um percurso de 20 a 25 Km e  mesa de frutas e sorteios de brindes no retorno do percurso.
Vale acrescentar, também, que hoje a internet dispõe de uma quantidade imensa de informações, o que favorece a ampla divulgação de tudo que se relaciona à modalidade. Como exemplo destacamos o site da escola de bicicleta como uma excelente fonte de informação para os iniciantes.
Outro caminho possível é a informação boca a boca com outros praticantes e adeptos do ciclismo. Conversar sobre trilhas ou os locais em que se pode pedalar com um mínimo de segurança, os pontos de encontro... Não hesite em formar um grupo com seus colegas e buscar apoio para fortalecer seu grupo, pois seguramente esse grupo atenderá, de maneira mais próxima, às suas ambições.
Seja qual for o caminho para iniciar no esporte, escolha aquele que mais atenda às suas expectativas. 

Segue abaixo contatos dos grupos de bicicleta citados em Natal:



Av. Nascimento de Castro, 1795 lj 8 Lagoa Nova (em frente à Espacial Veículos)
Fone: (84) 3206 2189
Twitter: BikeAventuraRN
msn: bikeaventura@terra.com.br
Skype: bikeaventura@terra.com.br




Av. Sen. Salgado Filho, 2580 lj 3
Candelária (ao lado do posto Planalto)
Fone: (84) 3234 8853
www.rapanui.com.br


Av. Olinto Meira, 1307 - B. Vermelho
Fone: (84) 3344 5501
www.terralbrasil.com.br
contato@terralbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário